Intervenção do Senhor Administrador da ASF, Dr. Diogo Alarcão, na entrega do prémio do CTC ao Agrupamento de Escolas do Cadaval
Muito boa tarde a todos.
Gostaria de começar por cumprimentar todos os presentes, em especial o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, Dr. Paulo Henriques, os professores aqui presentes e toda a comunidade escolar que tão amavelmente nos recebem hoje. Cumprimento este extensível ao Senhor Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Engenheiro Ricardo Pintéus e à Senhora Vereadora, Engª Délia Fialho.
Cumprimento também o Senhor Diretor-Geral da Educação, Dr. David Sousa, que nos acompanha nesta visita e que é também um inestimável parceiro do Plano Nacional de Formação Financeira.
Cumprimento igualmente a Dra. Isabel Monge, do Banco de Portugal, e a Dra. Gabriela Branco, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
É com muito gosto que me associo à entrega ao Agrupamento de Escolas do Cadaval do prémio do Concurso Todos Contam para o 2.º ciclo do ensino básico. Se para mim é uma estreia estar num evento desta natureza, sei que para este Agrupamento começa a tornar-se um hábito ser agraciado com este prémio. As minhas primeiras palavras são, por isso, de agradecimento e reconhecimento por todo o trabalho que têm feito.
Nos últimos 13 anos, foram muitas as escolas que participaram no Concurso Todos Contam. Tivemos o privilégio de acompanhar e apoiar a implementação de projetos de muita qualidade. Fomos testemunhas da dedicação das escolas, do trabalho incansável dos professores, do entusiamo dos alunos e do apoio inexcedível de toda a comunidade escolar.
Ainda assim, há projetos que são especiais. Há escolas cuja persistência, resiliência e dedicação nos tocam em particular. E este é o caso do Agrupamento de Escolas do Cadaval.
O projeto “Contigo, @ contar para o futuro” é um exemplo de como fazer bem. O vosso trabalho distingue-se pela sua abrangência – trata temas tão diversificados como a gestão do orçamento familiar, a poupança, os produtos financeiros básicos e a ética – pela diversidade de materiais produzidos e atividades realizadas – que vão desde a realização de jogos e a dramatização de peças de teatro, até à música e à realização de visitas de estudo – e também pelo envolvimento de toda comunidade escolar – para além dos alunos e professores de diferentes ciclos de ensino, o projeto conta também com o apoio das bibliotecas escolares, das associações de pais e da Câmara Municipal.
Creio, pois, poder dizer que o ingrediente responsável pelo sucesso desta vossa receita é a união de todos num propósito comum: o de preparar as novas gerações para os desafios que vão ter de enfrentar nas várias etapas das suas vidas. E sabemos que são muitos. Os mais jovens são confrontados com a necessidade de tomar decisões financeiras cada vez mais cedo, deparam-se com uma oferta cada vez maior e mais complexa de produtos e serviços financeiros e são também mais permeáveis à desinformação, tantas vezes disseminada em canais de consumo rápido, como as redes sociais.
Perante esta nova realidade, é importante contar com um espaço de aprendizagem, como este em que nos encontramos, e com escolas que, tal como a vossa, reconhecem a importância de apetrechar os seus alunos com ferramentas práticas que lhes permitam construir um futuro melhor.
A 13.ª edição do Concurso Todos Contam foi a mais participada até à data. Envolveu mais de 14 400 alunos de 119 escolas. Isso permite-nos concluir duas coisas: a primeira é de que cada vez mais escolas acreditam que apostar na educação financeira fará a diferença nas vidas das crianças e jovens e a segunda é a de que o vosso projeto tem ainda mais mérito ao ser reconhecido num universo alargado de participantes. E falo propositadamente de participantes e não de concorrentes, pois acredito que no que à educação diz respeito saímos todos vencedores. E isto não diminui o excelente trabalho que desenvolveram.
Pelo contrário, eleva-o.
Distinguiram-se entre muitos e bons projetos.
No vosso projeto é visível que para esta escola a educação financeira não se resume a números e contas. Para vós, a educação financeira é também estimular o pensamento crítico, aumentar a capacidade de fazer escolhas mais conscientes em relação ao dinheiro, aprender a planear e, consequentemente, a ser capaz de construir bases sólidas que permitam contruir um futuro financeiro mais promissor.
Permitam-me também deixar aqui alguns agradecimentos. Em primeiro lugar, aos alunos, pelo extraordinário trabalho, por se envolverem e por contribuírem para criar um trabalho em rede, em que o conhecimento passa dos mais velhos para os mais jovens. A amostra de atividades a que assistimos hoje reflete toda essa energia e vontade de aprender. Acreditem que todo este conhecimento vos será muito útil no futuro.
Aos professores, em particular às professoras Elsa Carvalho, Brígida Francisco e Vera Moura, que têm sido os motores deste projeto e que desde 2022 trabalham de forma empenhada e entusiástica para o fazer crescer.
À direção da Escola, por ter assumido o compromisso de apostar na formação integral dos seus alunos, preparando-os também para a gestão da sua vida financeira.
E por fim, ao Ministério da Educação, aqui representado pelo Senhor Diretor-Geral, pelo apoio incondicional ao longo dos muitos anos que temos de trabalho em conjunto.
Por último, e não menos importante, o meu sincero agradecimento à Equipa do Núcleo de Comunicação com o Consumidor e Literacia Financeira, do Departamento de Supervisão Comportamental da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), nas pessoas da Dra. Lucélia Fernandes e Dra. Ana Guerreiro.
Termino agradecendo, uma vez mais, todos os envolvidos pelo trabalho desenvolvido e felicitando todos por este Prémio tão merecido.
Muitos Parabéns!
Obrigado.