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Exemplo: "Circular n.º 8/2021"

Migalhas de pão

Observatório dos Seguros de Saúde divulga Resultados do Inquérito à População

O Observatório dos Seguros de Saúde divulga os resultados de um inquérito à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos.

Este inquérito integra-se no plano de ação estabelecido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) com vista à melhoria da qualidade da regulação e supervisão do mercado de seguros de saúde, salvaguardando um posicionamento mais informado dos consumidores e os requisitos de transparência que são exigíveis num tipo de seguro com esta relevância económica e social.
 

Este projeto iniciou-se com um estudo detalhado junto das empresas de seguros a operar em Portugal sobre as práticas e os procedimentos adotados, seguida de inquéritos a consumidores, a profissionais de saúde e a profissionais de seguros, de reuniões com stakeholders (sob a forma de focus group) que representavam um conjunto muito alargado de interessados neste tema e, finalmente, de uma consulta pública alargada para recolha de contributos do mercado e para aferir a sua sensibilidade, face às questões que foram objeto dos trabalhos anteriores.

Seguiu-se a criação de um Portal dos Seguros de Saúde e de um Observatório dos Seguros de Saúde.

O questionário que deu origem ao relatório agora divulgado é composto por cerca de 65 questões que se distribuem por três temas principais: i) as práticas de consumo de seguros de saúde; ii) a acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde; e iii) a satisfação com os sistemas de financiamento (SNS e seguros de saúde). 

Sintetizam-se de seguida algumas das conclusões que decorrem da análise das respostas ao questionário:

  • Mais de metade dos inquiridos residentes em Portugal declara beneficiar de algum seguro de saúde (31%), subsistema complementar de saúde (18%) ou plano de saúde (11%). 
  • Os inquiridos que declararam ter cobertura de seguro de saúde, quando comparados com a população em geral, são tendencialmente mais jovens e possuem níveis de ensino mais elevados. O rendimento mensal líquido do agregado familiar destes inquiridos é mais elevado face ao da população em geral. 
  • A cobertura de seguro de saúde estende-se ao agregado familiar da maioria dos inquiridos (52%). É suportado pela entidade empregadora para 35% dos inquiridos e é pago pelo próprio ou por um membro do seu agregado familiar em 56% dos casos, sendo, neste caso, o valor médio mensal pago de cerca de 81 euros (incluindo o agregado familiar). Para 3% dos inquiridos, o seguro de saúde é suportado pela entidade empregadora de um membro do seu agregado familiar.
  • A dificuldade em aceder aos serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a razão primordial apontada por 30% dos inquiridos para a contratação de um seguro de saúde.
  • No que concerne à acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde, nos últimos 12 meses, 36% dos inquiridos refere ter recorrido exclusivamente ao SNS para uma consulta ou para realizar algum exame, enquanto 22% indicam ter optado exclusivamente pelo setor privado de saúde. Aproximadamente 25% indica ter recorrido, quer ao SNS, quer a serviços privados de saúde, e 16% menciona não ter recorrido a qualquer serviço de saúde nos últimos 12 meses.
  • A satisfação global com o seguro de saúde e a qualidade global do serviço prestado são avaliados, numa escala de 1 a 10, de forma positiva (8,1 pontos), tal como o nível de confiança nos seguros de saúde (8,0 pontos). Quem não tem seguro de saúde avalia em 5,9 pontos o nível de confiança que tem nos seguros de saúde, tendo em conta a sua perceção global acerca dos mesmos.

Sobre o Observatório dos Seguros de Saúde

A ASF e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) assinaram um Acordo de Cooperação com vista à criação de um Portal dos Seguros de Saúde, no âmbito do qual se inclui, para além de outros conteúdos especialmente dirigidos ao consumidor, o Observatório dos Seguros de Saúde em Portugal.

Este Observatório contém um conjunto de métricas e indicadores sobre a dimensão, estrutura, avaliação e desempenho do setor dos seguros de saúde, bem como outra informação importante, apresentada de uma forma sistemática, detalhada e apelativa, pretendendo-se que seja útil para um conjunto mais alargado de interessados em desenvolver de forma mais aprofundada as diversas matérias relacionadas com este tema.

A informação do Observatório é apresentada sob a forma de um dashboard, uma ferramenta de Data Analytics, suportada em Microsoft Power BI.

Sem prejuízo de outras atualizações, sempre que considerado adequado, nomeadamente na sequência da publicação de estatísticas oficiais por entidades públicas, prevê-se que o Observatório seja atualizado em julho e em dezembro de cada ano.

Sobre o Inquérito à População

No âmbito do Acordo de Cooperação celebrado entre a ASF e a NOVA, foi realizado no final de 2023 um inquérito à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos, utilizando uma amostra constituída por 800 inquiridos, o que corresponde a uma margem de erro para a proporção de 3,5 pontos percentuais.

A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas telefónicas, suportadas por sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). A duração média de resposta ao questionário foi, aproximadamente, de 12 minutos.

Consulte o documento completo com os Resultados do Inquérito à População aqui.

Consulte, também, o Portal dos Seguros de Saúde e o Observatório dos Seguros de Saúde.

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