Presidente da ASF intervém na conferência Seguros Summit 2025 e destaca importância de estabilidade fiscal e produtos de longo prazo
O Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Gabriel Bernardino, participou na conferência Seguros Summit 2025, organizada pelo Jornal Económico, onde destacou a importância de um enquadramento fiscal estável e de soluções de poupança de longo prazo mais simples e acessíveis para os cidadãos.
Salientou que, quando falamos de produtos de reforma, pensados para horizontes de 20, 30 ou 40 anos, é essencial que o investidor tenha confiança de que as condições fiscais não sofrerão alterações imprevisíveis. Neste contexto, frisou a relevância de um “tratamento fiscal adequado para quem assume este compromisso de longo prazo”.
Na sua intervenção, feita em formato de entrevista, o Presidente da ASF defendeu que as políticas de investimento devem evoluir para responder aos desafios contemporâneos, colocando em melhor posição o mercado nacional: “Se conseguirmos canalizar uma parte significativa das poupanças atualmente retidas em depósitos bancários para produtos de reforma de longo prazo, poderíamos criar maior diversificação, fomentar o investimento em novos sectores — como infraestruturas ou saúde — e, simultaneamente, melhorar as pensões dos cidadãos”.
Gabriel Bernardino falou ainda sobre literacia financeira, lembrando os múltiplos projetos que têm sido feitos nesta área, e da necessidade de abordar o perfil de risco com uma visão “fora da caixa”.
Respondeu igualmente a questões sobre inovação, simplificação regulatória e protection gaps.
Com a sua intervenção, a ASF reafirma o seu compromisso com um mercado de seguros e fundos de pensões mais eficiente, transparente e orientado para o benefício dos cidadãos e da economia portuguesa.
Assista à entrevista do Presidente da ASF