Intervenção da Presidente da ASF na sessão de apresentação da exposição “Cartazes publicitários no setor segurador - O legado de Raul de Caldevilla”
Muito boa tarde a todos.
Gostaria, em meu nome e em nome do Conselho de Administração, de dar as boas vindas a todos os convidados e participantes nesta sessão de apresentação da Exposição, que será inaugurada de seguida, sobre “Cartazes publicitários no setor segurador – O legado de Raul de Caldevilla”, através da qual damos a conhecer a coleção de cartazes do princípio do século XX que fazem parte do acervo desta Autoridade de Supervisão.
É com enorme satisfação que revejo muitas das pessoas que habitualmente nos honram com a sua presença neste auditório, normalmente dedicado à discussão de temas técnicos, mas o motivo que hoje aqui nos reúne difere um pouco desse paradigma.
Não será por isso menos importante ou menos alinhado com a natureza e as atribuições desta Autoridade de Supervisão.
Esta exposição celebra a interseção entre Arte e História, destacando a importância do setor segurador e a sua evolução ao longo do tempo.
Como bem sabem, a História é um recurso valioso que nos disponibiliza informações que nos permitem descodificar o presente e muitas vezes antecipar o futuro.
Conhecer a História é fundamental para nos conhecermos a nós próprios, para colocarmos as coisas na sua devida perspetiva.
E tantas vezes esquecemos o que de importante aconteceu no passado e que explica quem somos, o que fazemos e onde estamos.
Valorizar a História de Portugal é uma obrigação que todos temos, perante gerações passadas que nos deixaram legados dos quais beneficiamos e com os quais aprendemos.
É neste enquadramento que se insere este propósito da ASF de investir no conhecimento da História, prestando também aqui um relevante serviço público.
A ASF possui no seu acervo histórico vários documentos de grande valor que nos ajudam a identificar e compreender o percurso da atividade seguradora ao longo do tempo e, claro está, o percurso da supervisão, nas suas diversas dimensões.
Nos últimos anos, a ASF tem reunido e preservado uma coleção valiosa de cartazes publicitários do início do século XX relacionados com o setor segurador.
É com grande satisfação que apresentamos a exposição “Cartazes publicitários no setor segurador – O legado de Raul de Caldevilla” que nos reúne hoje aqui.
Com esta iniciativa, a ASF contribui para uma melhor compreensão da importância da atividade seguradora ao longo dos anos.
O setor segurador desempenha, e desempenhou ao longo do tempo, um papel crucial na proteção das pessoas e famílias e das empresas.
Oferece segurança, tranquilidade, estabilidade financeira e bem-estar social, promovendo o desenvolvimento económico.
No início do século XX, o setor segurador consolidou-se como um dos pilares do progresso económico, protegendo famílias e empresas e fomentando confiança em tempos de incerteza.
A expansão económica dos primeiros anos do século XX foi acompanhada pelo surgimento de várias companhias de seguros no mercado português.
As companhias de seguros ─ era esta a designação que ainda hoje tendemos a utilizar ─ não só impulsionaram o crescimento económico, como também começaram a divulgar os seus serviços ao público.
Foi nesta época que a publicidade de seguros ganhou destaque, com cartazes icónicos a adornar o panorama urbano e a promover empresas e serviços.
Estes cartazes, muitas vezes criados por artistas portugueses renomados ou ilustradores talentosos, são um registo histórico da iconografia dos seguros e um testemunho das práticas de comunicação corporativa/empresarial da época.
Entre os cartazes da coleção da ASF, destacam-se os trabalhos de Raul de Caldevilla, o publicitário mais influente da primeira metade do século XX em Portugal.
Raul de Caldevilla, através da sua agência Escritório Técnico de Publicidade, criada em 1914, inspirada nas agências inovadoras dos Estados Unidos e França, produziu cartazes e anúncios para cerca de três dezenas de companhias de seguros.
A exposição oferece uma análise detalhada da relação entre o setor segurador e a publicidade, destacando a obra de Raul de Caldevilla.
Apresentamos catorze cartazes que cobrem o período de 1914 a 1923, representativos da qualidade do trabalho desenvolvido pela agência Escritório Técnico de Publicidade.
As campanhas publicitárias de Raul de Caldevilla para companhias de seguros marcaram uma era de crescimento no setor e definiram novos padrões de excelência na comunicação visual.
O catálogo da exposição que hoje publicamos inclui um texto de investigação elaborado pelos Professores e Investigadores Eduardo Cintra Torres e Pedro Almeida Leitão, que comprimento, a quem muito agradecemos a colaboração neste projeto.
A exposição explora três momentos cruciais na relação de Raul de Caldevilla com os seguros: a produção publicitária no Escritório Técnico de Publicidade entre 1914 e 1923; o trabalho como angariador de seguros no ramo vida na década de 1920; e o seu papel como promotor entusiasta dos seguros de vida nas décadas de 1930 e 1940.
Cada fase evidencia o brilhantismo criativo de Raul de Caldevilla e reflete a evolução do setor segurador na vida dos portugueses.
Estes cartazes para além de promoverem serviços e empresas, capturam histórias de uma época e refletem a importância crescente dos seguros como garantia de um futuro estável.
Com esta exposição, homenageamos Raul de Caldevilla e sensibilizamos o público para a relevância dos seguros como pilar fundamental da nossa sociedade.
É, pois, com genuína alegria que estamos hoje aqui reunidos, uma oportunidade única para celebrar a arte publicitária, refletir sobre o impacto dos seguros na vida económica e social e revisitar a genialidade de Raul de Caldevilla, cujo legado moldou tanto o setor publicitário como a perceção do valor e segurança proporcionados pelos seguros.
Agradeço ao Dr. Rui Fidalgo, Diretor do Departamento de Comunicação da ASF, pelo acompanhamento deste projeto, à Dra. Ana Rato, Técnica deste Departamento, pelo trabalho de conceção gráfica, e à Dra. Marta Cruz, Bibliotecária da ASF, pela colaboração na pesquisa documental.
Cumprimento o Dr. Carlos Coelho, Presidente da Presidente da Ivity Brand Corp, a quem agradeço estar hoje aqui connosco para nos vir falar da evolução das marcas na publicidade e assim melhor compreendermos como diferentes suportes ao longo do tempo cumpriram as suas funções de vender empresas e serviços, como aconteceu, justamente, com os cartazes de Raul de Caldevilla que hoje destacamos.
Com esta iniciativa, a coleção de cartazes da ASF pode agora ser apreciada pelo público, oferecendo um olhar privilegiado sobre a história e a criatividade na comunicação do setor segurador.
No final desta sessão iremos inaugurar a exposição com uma visita guiada para a qual estão todos convidados.
Desejo a todos uma agradável visita a esta coleção.