Para uma pesquisa mais direcionada, coloque o termo a pesquisar entre aspas.
Exemplo: "Circular n.º 8/2021"

Migalhas de pão

ASF inaugura a exposição “Cartazes publicitários no setor segurador - O legado de Raul de Caldevilla”

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) inaugura, no dia 5 de maio de 2025, pelas 17h30, a exposição “Cartazes publicitários no setor segurador - O legado de Raul de Caldevilla”.

Antecedendo a inauguração realiza-se, a partir das 16h00, uma sessão de apresentação da exposição, que contará com a participação de conceituados académicos e especialistas em comunicação publicitária e que será transmitida em direto através do sítio da ASF na Internet em www.asf.com.pt.

O painel dedicado ao tema “Caldevilla e os seguros” contará com presença e as intervenções do Prof. Eduardo Cintra Torres, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), e do Prof. Pedro Almeida Leitão, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), autores de um trabalho de investigação sobre a história da publicidade em Portugal e cuja colaboração com a ASF se revelou fundamental para a realização desta iniciativa.

Com uma intervenção sobre o tema “Do cartaz ao digital: a evolução das marcas na publicidade”, o Dr. Carlos Coelho, Presidente da Ivity Brand Corp, introduz a perspetiva evolutiva da expressão publicitária nesta sessão de apresentação.

A Senhora Presidente da ASF, Dra. Margarida Corrêa de Aguiar, fará a intervenção de abertura.

A exposição, que estará patente no espaço expositivo do edifício-sede da ASF, reúne e dá a conhecer uma coleção de catorze cartazes que integram o acervo desta Autoridade de Supervisão, produzidos por Raul de Caldevilla para a indústria seguradora no período de 1914 a 1923, bem representativos da qualidade do trabalho por si desenvolvido.

Raúl de Caldevilla é o publicitário mais influente da primeira metade do século XX em Portugal e uma figura de interesse para atividade seguradora, com quem manteve uma relação de proximidade. Foi o introdutor em Portugal da publicidade moderna e profissionalizada no século XX e criou em 1914, no Porto, o Escritório Técnico de Publicidade, a primeira agência de publicidade moderna do País, inspirada nas agências inovadoras dos EUA e França.

Ao longo da sua carreira de publicitário, que se estendeu por quatro décadas, produziu numerosos trabalhos para cerca de três dezenas de companhias de seguros, onde se destacam diversos cartazes de grandes dimensões e de grande interesse plástico, artístico e histórico, de que a ASF possui o conjunto de exemplares objeto desta mostra.

A exposição “Cartazes publicitários no setor segurador - O legado de Raul de Caldevilla” estará patente a partir do próximo dia 5 de maio no espaço expositivo do edifício-sede da ASF.

Conteúdos Relacionados