Para uma pesquisa mais direcionada, coloque o termo a pesquisar entre aspas.
Exemplo: "Circular n.º 8/2021"

Migalhas de pão

A ASF publica o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2023

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) publica o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado relativo a 2023.

As práticas de comercialização de seguros de proteção ao crédito, a supervisão dos produtos de investimento com base em seguros (PRIIPs) e o acompanhamento das questões relacionadas com a insuficiência de cobertura (protection gap), designadamente no âmbito das catástrofes naturais e alterações climáticas, bem como dos seguros de saúde e das pensões de reforma foram algumas das prioridades de supervisão da ASF em 2023.

Em 2023, foram concretizadas 2 936 ações inspetivas e analisados 663 anúncios publicitários.

A ASF analisou e encerrou 8 285 processos de reclamação e respondeu a 6 409 pedidos escritos de informação e de esclarecimento. O serviço de atendimento ao público registou 32 270 contactos telefónicos e assegurou 405 atendimentos presenciais.

Na sequência de ações de supervisão ou do tratamento de reclamações e denúncias foram emitidas 273 recomendações e 2 017 determinações específicas. A par das referidas atividades, foram realizadas 324 suspensões e 902 cancelamentos de registos de mediadores de seguros.

Do ponto de vista sancionatório, a ASF instaurou 30 novos processos de contraordenação, tendo iniciado 50 processos de averiguações por infrações à legislação aplicável no setor segurador e no setor dos fundos de pensões.

Ao nível da regulação foram publicadas quatro Normas Regulamentares, com destaque para as matérias da prestação de informação à ASF para efeitos de supervisão, dos requisitos de acesso à informação do registo central de seguros de vida, de acidentes pessoais e de operações de capitalização com beneficiários designados em caso de morte e do pagamento de pensões através de um fundo de pensões com recurso ao valor da conta individual. Há ainda a referir a emissão de duas Circulares, sobre boas práticas aplicáveis aos avisos de pagamento e sobre a consideração de fatores ambientais, sociais e de governação na declaração de princípios da política de investimento de fundos de pensões a divulgar pelas entidades gestoras aos seus participantes.

No que se refere às iniciativas dirigidas ao consumidor, há a salientar o lançamento de novos canais de comunicação: o Portal do Consumidor, o Portal dos Seguros de Saúde e o Observatório dos Seguros de Saúde. Há também a destacar o “Descodificador”, um novo projeto de literacia financeira, através do qual se explicam conceitos básicos de seguros e de fundos de pensões.

Consulte o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado referente a 2023 aqui.



 

 

Conteúdos Relacionados