Para uma pesquisa mais direcionada, coloque o termo a pesquisar entre aspas.
Exemplo: "Circular n.º 8/2021"

Migalhas de pão

Inquérito sobre a avaliação dos riscos do setor segurador e dos fundos de pensões RiskOutlook2.0 – dezembro de 2023

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) publica hoje o inquérito sobre a avaliação dos riscos do setor segurador e dos fundos de pensões (RiskOutlook2.0), apresentando os resultados da informação recolhida através dos inquéritos qualitativos semestrais (RiskOutlook 2.0) às empresas de seguros (ES) e entidades gestoras de fundos de pensões (EGFP) na esfera de supervisão prudencial da ASF, abrangendo a respetiva (auto)avaliação acerca dos riscos a que se encontram expostas, em cada momento.

Esta edição é exclusivamente dedicada à componente temática dos questionários respondidos no segundo semestre de 2023, a qual, pelo terceiro ano consecutivo, incide sobre a análise da perceção das ES e EGFP em matéria de finanças sustentáveis e de alterações climáticas, visando aferir a relevância de que o tema assume para as entidades inquiridas, bem como a respetiva evolução face ao inquérito anterior.
Em matéria de riscos associados às finanças sustentáveis e alterações climáticas, as ES avaliam estes riscos como apresentando uma baixa relevância para a cadeia de valor do negócio, registando-se mesmo uma redução da respetiva avaliação, em termos de impacto, face ao reportado em 2022. No que se refere à sensibilidade, quer da carteira de investimentos, quer das responsabilidades de seguros assumidas, ambas foram posicionadas no nível médio, registando um agravamento face a 2022. A vertente de avaliação da necessidade de ajuste do sistema de governação e das práticas de transparência manteve-se no patamar baixo.

No setor dos fundos de pensões, as entidades gestoras consideram que as finanças sustentáveis e as alterações climáticas têm uma relevância média para a cadeia de valor do negócio, classificação idêntica à apurada no inquérito anterior. A sensibilidade da carteira de investimentos face às finanças sustentáveis e alterações climáticas é percecionada como baixa (mesmo patamar que em 2022). Em linha com o constatado no último questionário, a necessidade de ajuste do sistema de governação e das práticas de transparência da entidade em virtude dos requisitos associados à temática continua a ser classificada como baixa.

Consulte o Questionário RiskOutlook 2.0 dezembro 2023
 

Conteúdos Relacionados