Supervisores de Seguros Lusófonos reúnem em Macau
A Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF), Dra. Margarida Corrêa de Aguiar, participou na 21.ª Assembleia Geral da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL) que se realizou no dia 28 de outubro, em Macau, organizada pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM).
Durante o exercício de 2023/2024, período em que a Presidência da ASEL foi da responsabilidade da ASF, foi elaborado um estudo sobre acidentes de trabalho nas jurisdições lusófonas, coordenado pela Autoridade Monetária de Macau, cujo relatório será apresentado na XXVIII Conferência da ASEL, que se realiza nos dias 29 e 30 de outubro de 2024.
A Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL) constituiu-se em 2004 e agrega as Autoridades de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões dos países e território de língua oficial portuguesa.
A ASF é membro fundador da ASEL e tem vindo a exercer a função de Secretariado desta Associação desde a data da sua constituição, contribuindo para o intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências entre os seus membros.
Para além da ASF são membros da ASEL a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) do Brasil, o Banco de Cabo Verde (BCV), a Autoridade Monetária de Macau (AMCM), o Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), o Banco Central de S. Tomé e Príncipe (BCSTP) e o Banco Central de Timor-Leste (BCTL).