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Exemplo: "Circular n.º 8/2021"

Migalhas de pão

Diretor(a) - Departamento de Análise de Riscos e Solvência

Ref.ª: DRS2503

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Publicado a: 03-02-2025 15:46

Integrado no Departamento de Análise de Riscos e Solvência, o(a) Diretor(a) tem como principais responsabilidades:

  • Apoiar o Conselho de Administração na estratégia e políticas em matéria de avaliação dos riscos dos setores segurador e dos fundos de pensões, na vertente macroprudencial;
  • Apoiar o Conselho de Administração na representação institucional da ASF em organismos e fóruns nacionais e internacionais relevantes, das quais a ASF é membro;
  • Coordenar, organizar e estabelecer modelos e técnicas de avaliação e monitorização dos riscos, numa perspetiva agregada, dos setores supervisionados pela ASF, incluindo exercícios de stress test, considerando a sua interligação com a dimensão macroeconómica e financeira global, incorporando as melhores práticas nacionais e internacionais; 
  • Coordenar o desenvolvimento de estudos e iniciativas sobre temas relevantes e inovadores para os setores supervisionados pela ASF, ou enquadrados na revisão dos modelos de solvência e de reporte contabilístico aplicáveis, apoiando e integrando as atividades de regulação e de supervisão conexas;
  • Coordenar a preparação de várias publicações periódicas da ASF, designadamente o Relatório do Setor Segurador e dos Fundos de Pensões, o Relatório de Exposição ao Risco Climático, o Relatório de Estabilidade Financeira do Setor Segurador e dos Fundos de Pensões, os Painéis de Riscos dos Setores Segurador e dos Fundos de Pensões e os Questionários de Avaliação Prospetiva dos Riscos (RiskOutlook);
  • Representar o Departamento em instâncias nacionais e internacionais, nas quais a ASF participa e tem responsabilidades institucionais no âmbito da política prudencial e dos riscos e estabilidade financeira;
  • Assegurar e monitorizar a participação do Departamento em projetos transversais da ASF; 
  • Gerir e promover o talento da equipa do Departamento, garantindo o seu acompanhamento e desenvolvimento, organizar as suas atividades e modernizar o seu funcionamento.

Perfil requerido:

  • Licenciatura em Ciências Atuariais, Matemática, Economia, Gestão, Finanças ou áreas relacionadas;
  • Experiência profissional, recente e relevante para a função, mínima de 15 anos, nomeadamente na avaliação de riscos financeiros e/ou de riscos específicos de seguros, na atividade seguradora e/ou de fundos de pensões ou em auditoria ou consultoria relacionada com estas áreas;
  • Visão estratégica sobre os riscos e interligações entre os setores supervisionados pela ASF e o sistema financeiro, demonstrando capacidade de apreender e modelar novos riscos em desenvolvimento, bem como de acompanhar e compreender em profundidade as dinâmicas desses riscos;
  • Conhecimento avançado dos regimes prudenciais aplicáveis aos setores supervisionados pela ASF;
  • Fortes competências de liderança, espírito de equipa e boas capacidades de comunicação, falada e escrita, com experiência profissional mínima de 6 anos na coordenação de equipas;
  • Conhecimento de ferramentas digitais baseadas na manipulação de dados associadas à gestão; 
  • Domínio da língua inglesa (oral e escrita);
  • Domínio das ferramentas do MS Office.

Requisitos preferenciais:

  • Mestrado ou Pós-Graduação ou outros programas de especialização em áreas relacionadas com Ciências Atuariais, Matemática, Gestão do Risco, Finanças Empresariais, ou áreas relevantes para o exercício da função;
  • Flexibilidade, espírito crítico e facilidade em criar relações com diferentes stakeholders
  • Experiência em projetos nacionais e internacionais, em áreas relevantes para o exercício da função;
  • Gosto por novos desafios e desenvolvimento de projetos multidisciplinares.

Local: Lisboa

Proporcionamos:

  • Experiência numa instituição de referência, que valoriza e aposta no desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional;
  • Oportunidade de participar em projetos de âmbito nacional e internacional com grande atualidade e relevância no setor financeiro, tendo em consideração o seu impacto direto no perfil de risco dos setores nacionais de seguros e de fundos de pensões, designadamente em matérias como finanças sustentáveis, regime Solvência II, resiliência operacional digital, cibersegurança, protetion gaps, entre outros;
  • Integrar e liderar uma organização que desenvolve projetos desafiantes e inovadores, altamente dinâmica e qualificada, num ambiente de trabalho estimulante, exigente e gratificante;
  • Condições remuneratórias compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.

Candidatura:
A candidatura deve ser apresentada até ao fim do dia 22 de fevereiro de 2025 (inclusive), por via eletrónica, com recurso ao formulário de candidatura disponível no sítio da ASF (ASF/ Recursos Humanos/ Recrutamentos). Em caso de dificuldade, a ASF pode ser contactada através do correio eletrónico: recrutamento.rh@asf.com.pt.
As candidaturas devem ser apresentadas em português, com uma carta de motivação, um curriculum vitae detalhado e os comprovativos das habilitações e/ou formações identificadas no perfil.
As candidaturas que não estejam instruídas com a documentação solicitada, serão excluídas.

Regulamento do concurso:
As regras aplicáveis a este processo de recrutamento constam do regulamento do concurso.

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