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Relatório de Gestão de Reclamações – 1.º semestre de 2019

     
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A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões publica o seu Relatório de gestão de reclamações com referência ao primeiro semestre de 2019.

No período correspondente aos meses de janeiro a junho de 2019 a ASF recebeu 4 633 reclamações, número próximo do verificado no período homólogo anterior. A maioria das reclamações foi apresentada diretamente à ASF através de correio eletrónico e apenas cerca de 25% das reclamações foram efetuadas no Livro de Reclamações, sendo estas últimas remetidas à ASF via, sobretudo, Portal dos Operadores.

No período em análise, a ASF analisou e concluiu 4 570 processos de reclamação, o que se traduziu num ligeiro aumento (5,4%) face ao período homólogo anterior. No início do período encontravam-se pendentes 3 938 processos, tendo este número subido no final do primeiro semestre de 2019 para 4 001.

Os ramos Não Vida apresentaram a maior percentagem de reclamações (cerca de 89%), com destaque para o seguro automóvel, que representa cerca de metade dos processos encerrados, refletindo a tendência apresentada em período homólogo dos anos anteriores. No conjunto do ramo Vida e dos fundos de pensões, a quase totalidade dos processos de reclamação foram relativos a seguros de vida propriamente ditos, tendo os “seguros financeiros” uma expressão muito reduzida.

Nota de Informação

Relatório de gestão de reclamações – 1.º semestre de 2019


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