Titulo BELEZA E BEM ESTAR
Resumo É desta que começa a meditar? Um guia de apps, vídeos e leituras para treinar a mente
Sinopse Dos manuais para encomendar ao Youtube, sem esquecer uma série de aplicações gratuitas que abrem a porta para momentos de paz em momentos mais stressantes. Eis umas pistas para meditar.
Corpo

Se anda há tempos a pensar em fazer meditação, o tempo de isolamento pode dar-lhe o arranque nestes dias extraordinários. O corpo e a mente querem-se sãos para combater o coronavírus e o treino da mente pode devolver momentos de paz e fortalecimento interior no resgate de horas difíceis. Começar devagar e ir praticando algumas simples técnicas pode ser uma grande ajuda para diminuir a ansiedade mental e emocional neste período de isolamento. A oferta é vasta, desde livros que se calhar até já esperam na sua prateleira pelo momento certo ou aquele site que guardou nos favoritos para quando tivesse tempo.  Reserve um canto da casa, recolha-se em silêncio, e comece por poucos minutos. Os efeitos são imediatos e relaxantes. Segue a lista do que sugerimos para si, para receber à porta de casa ou explorar no portátil e telefone.

Livros:

“Mindfulness – Atenção Plena”, Mark Williams e Danny Penman

Já chegou a milhões de pessoas e a proposta é que rompa de uma vez por todas com o ciclo de ansiedade, stress, infelicidade e cansaço. Um programa de oito semanas com exercícios breves, desenvolvido por uma equipa de investigadores das universidades de Cambridge e Toronto, originalmente pensado para combater a depressão. Tarefas diárias de 10 a 20 minutos, destinados a muscular a nossa atenção plena.

Inclui um CD de meditação guiada para o ajudar a começar.

Em vídeo

Barbara Guevara

é instrutora de yoga e mindfulness e por estes dias pode ajudá-lo, dentro de casa, a iniciar-se na prática da meditação e do yoga, para que consiga a atenção plena na sua experiência de vida a cada momento, a cada instante e pela primeira vez, segundo refere no seu site. Barbara confia no treino da mente para chegar a uma vida mais plena e calma, repleta de autoconhecimento, através de preciosas técnicas de meditação budista. Começa, este sábado, um curso de mindfulness com a duração de 4 semanas, mas há aulas diárias através do Zoom e sessões terapêuticas individuais, à luz da psicologia budista. Descubra a história da sua vida e contacte-a através das redes sociais.

APP's

Há muitas, e gratuitas, que servem para desligar o botão. O único a utilizar é o do play para se deixar conduzir, quer por meditações guiadas, quer apenas por música, sons, visualizações. Pode também ouvir vários podcast de palestras e conversas de especialistas contribuintes de todo o globo. Todas lhe dão instruções passo a passo, indicadas para vários perfis e há práticas direcionadas, por exemplo, para combater a ansiedade e um sono difícil, ou até para partilhar com crianças e adolescentes. Sinta-se livre para explorar algumas:

  • Insight Timer
  • Headspace
  • Calm
  • Simple Habit Meditation
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