ASF/Apresentação/Atribuições e competências

Missão, Atribuições e Competências

A ASF tem por missão assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e fundos de pensões em Portugal, de forma a contribuir para a garantia da proteção dos tomadores de seguro, pessoas seguras, participantes e beneficiários.
Esta missão é assegurada através da promoção da estabilidade e solidez financeira de todas as instituições sob a sua supervisão, bem como da garantia da manutenção de elevados padrões de conduta por parte dos operadores.

Principais Competências e Atribuições

A ASF dispõe de competências regulamentares, de autorização ou de não oposição, de registo ou certificação, de supervisão on-site e off-site, de enforcement, revogatórias, contraordenacionais e institucionais.
As atribuições e competências cometidas à ASF para a prossecução da respetiva missão estão essencialmente previstas nos seguintes diplomas:

- Estatutos (Decreto-Lei n.º 1/2015, de 6 de janeiro);

- Lei-quadro das entidades reguladoras (Lei n.º 67/2013, de 28 de agosto);

- Regime Jurídico de Acesso e Exercício da Atividade Seguradora e Resseguradora (RJASR), aprovado pela Lei n.º 147/2015, de 9 de setembro;
Alterações: Lei n.º 7/2019, 16 de janeiro

- Regime Jurídico da Constituição e Funcionamento dos Fundos de Pensões e respetivas Entidades Gestoras (Decreto-Lei n.º 12/2006, de 20 de janeiro, republicado pela Lei n.º 147/2015, de 9 de setembro);

- Regime Jurídico da Distribuição de Seguros e de Resseguros, aprovado pela Lei n.º 7/2019, 16 de janeiro

 

 






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