Apresentação pública do Plano Estratégico da ASF 2026-2028
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) apresentou, no dia 9 de dezembro de 2025, o seu Plano Estratégico para o triénio 2026–2028, definindo as prioridades e objetivos que irão orientar a sua atuação nos próximos anos.
Num contexto marcado por riscos geopolíticos, incerteza macroeconómica, alterações demográficas e climáticas, e pela transformação tecnológica, a ASF reafirma a sua visão: “ser um regulador de referência, pilar da confiança no sistema financeiro, catalisador de uma sociedade mais resiliente e na vanguarda da supervisão.”
O Plano Estratégico estrutura-se em cinco prioridades estratégicas:
- Regulação com propósito, Supervisão com impacto – Simplificação do quadro regulatório, intensificação da supervisão proativa e integração da sustentabilidade.
- Catalisar a resiliência social e a proteção do cidadão – Impulso à poupança para a reforma, adaptação à longevidade e reforço da literacia financeira.
- Fomentar a inovação responsável para um mercado de futuro – Supervisão da resiliência operacional digital e promoção de inovação tecnológica segura.
- Transformar a supervisão através da utilização estratégica de dados – Criação de uma arquitetura de dados robusta e integração da inteligência analítica no ciclo de supervisão.
- Construir uma cultura de excelência e agilidade – Modernização de processos internos e capacitação das equipas.
As cinco prioridades estratégicas refletem um compromisso com a simplificação regulatória, a sustentabilidade, a literacia financeira, a inovação segura e a capacitação das equipas.
A ASF reforça assim o seu compromisso com a proteção do consumidor, a estabilidade do sistema financeiro e a promoção de um mercado competitivo e inovador, contribuindo para uma sociedade mais preparada para os desafios do futuro.
Consulte o Plano Estratégico da ASF 2026-2028
Assista à gravação da sessão de apresentação