Integrado(a) no Departamento de Supervisão Prudencial, o(a) Técnico(a) de Supervisão de Empresas de Seguros tem como principais responsabilidades:
- Supervisão de empresas de seguros, resseguros e sociedades gestoras de participações sociais (SGPS) de seguros, com o objetivo de assegurar o cumprimento de adequados padrões de governação e níveis de solidez financeira;
- Identificação de riscos, de medidas de mitigação e acompanhamento da respetiva implementação, no âmbito do processo de supervisão das empresas de seguros, resseguros e das SGPS de seguros;
- Realização de análises off-site e de inspeções on-site;
- Participação em grupos de trabalho, a nível nacional e europeu, relativos a matérias de supervisão do setor segurador.
Perfil requerido:
- Licenciatura pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha com mestrado concluído, ou em fase de conclusão (componente curricular concluída), em Economia, Finanças, Gestão, Matemática ou áreas relacionadas;
- Domínio de inglês falado e escrito;
- Domínio das ferramentas do MS Office.
Requisitos preferenciais:
- Média final de licenciatura e de mestrado, se aplicável, igual ou superior a 13 valores;
- Pós-graduação concluída nas áreas de Economia, Finanças, Gestão, Matemática ou áreas relacionadas;
- Experiência profissional recente e relevante para a função, igual ou superior a 2 anos;
- Experiência profissional em auditoria, consultoria ou em empresas do setor segurador.
Local: Lisboa.
Proporcionamos:
- Experiência numa instituição de referência, que valoriza e aposta no desenvolvimento das equipas;
- A oportunidade de integrar uma equipa, qualificada, num ambiente de trabalho estimulante;
- Por ser um dos departamentos core para o cumprimento da missão da ASF, o desempenho de funções no Departamento de Supervisão Prudencial constitui uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos e experiência profissional no setor financeiro;
- Multidisciplinaridade e desafios constantes, resultantes da alteração do quadro regulamentar, da inovação tecnológica do setor financeiro e da participação em grupos de trabalho nacionais e internacionais, incluindo uma estreita ligação com a Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA);
- Condições remuneratórias compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
Candidatura:
A candidatura deve ser apresentada até ao fim do dia 05 de novembro de 2025 (inclusive). Em caso de dificuldade, a ASF pode ser contactada através do correio eletrónico: recrutamento.rh@asf.com.pt.
As candidaturas devem ser apresentadas em português, com uma carta de motivação, um curriculum vitae detalhado e os comprovativos das habilitações e/ou formações identificadas no perfil.
As candidaturas que não estejam instruídas com a documentação solicitada serão excluídas.
Regulamento do concurso:
As regras aplicáveis a este processo de recrutamento constam do regulamento do concurso.