ASF lança nova plataforma digital para gerir reportes de informação com os operadores autorizados
No quadro do processo de transformação tecnológica que tem vindo a desenvolver, a Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF) acaba de lançar o novo Portal de Operadores, a plataforma digital através da qual as empresas supervisionadas disponibilizam à ASF os seus reportes de informação no âmbito do exercício das funções de supervisão desta Autoridade.
O novo Portal de Operadores possui uma base tecnológica renovada, que proporcionará uma melhoria na usabilidade das diversas funcionalidades disponíveis na ferramenta, bem como o reforço da segurança da informação. A sua implementação permitirá ainda uma melhoria significativa da comunicação entre a ASF e os operadores supervisionados e a obtenção de ganhos de eficiência e eficácia ao nível da supervisão.
A nova plataforma representa uma evolução tecnológica significativa relativamente àquela que até agora suportava o reporte da informação à ASF, destacando-se as seguintes funcionalidades:
- Submissão de ficheiros de forma massiva, por “arrastar e largar”;
- Preparação para a submissão por webservices;
- Possibilidade de submissão de ficheiros .xml;
- Incremento dos tipos de resultados de validações de ficheiros, disponíveis diretamente no Portal (Validações de Contas e Solvência e Investimentos, do reporte “Solvência II);
- Possibilidade de integrar formulários ad-hoc.
A implementação do Portal de Operadores é um projeto enquadrado no Programa de Transformação Digital lançado pela ASF em 2020, no âmbito do Plano Estratégico 2020 2024, com o propósito de garantir a modernização das ferramentas tecnológicas essenciais para apoiar o desempenho da missão da ASF e da qualidade do serviço público prestado.