Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
Esta data pretende destacar a importância dos direitos dos consumidores, promovendo uma maior consciencialização dos desafios que enfrentam e da necessidade da adoção de políticas de proteção.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) tem como atribuição assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e dos fundos de pensões em Portugal. Neste sentido, a proteção e defesa do consumidor – enquanto tomador de seguro, segurado, subscritor, participante, beneficiário ou lesado – faz parte da sua missão.
Na prossecução e cumprimento desta prioridade, a ASF investe, ano após ano, na informação e formação do consumidor, procurando contribuir para o incremento do seu nível de literacia financeira e para tomada de decisões mais conscientes e informadas.
O desenvolvimento de diversos projetos de literacia financeira tem como pilar a aposta numa estratégia de comunicação focada nas necessidades sentidas pelos consumidores de seguros e fundos de pensões a cada momento e na criação de conteúdos progressivamente mais customizados, que consideram diferentes público-alvo, que vão desde as faixas etárias mais jovens à população sénior.
De entre os projetos desenvolvidos destaca-se o projeto “Começa hoje a preparar o amanhã” que tem como premissa promover uma maior consciencialização para a importância de preparar atempadamente o período da reforma. Através de uma linguagem simples e clara, os diferentes vídeos retratam a jornada do consumidor, desde o momento da tomada de decisão de adesão a um fundo de pensões aberto, até àquele em que é possível receber o valor acumulado.
Há também a referir o Descodificador, um projeto de literacia financeira tem como objetivo descodificar conceitos básicos de seguros e de fundos de pensões através de uma linguagem clara e simples.
A pensar na população mais sénior, a ASF lançou recentemente, no âmbito da campanha “Não morda o Isco”, sobre prevenção da fraude, o vídeo “A fraude não escolhe idades!”, com o objetivo de sensibilizar este público para os cuidados a ter na utilização de canais digitais e na importância de identificar e adotar estratégias de prevenção contra esquemas fraudulentos.
Mais recentemente, no âmbito da temática do direito ao esquecimento, foram desenvolvidos um conjunto de conteúdos informativos, em diferentes formatos, destacando-se um novo canal no Portal do Consumidor inteiramente dedicado a este tema, um conjunto de três vídeos no âmbito da campanha “Segure-se Bem!” e a publicação de casos práticos que procuram esclarecer algumas das principais questões.
Na aquisição de produtos de seguros e de fundos de pensões, tenha a informação do seu lado. Visite o Portal do Consumidor e siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.