Serviços

>
<

Apoio e referência

O serviço de apoio e referência compreende a prestação de orientação e apoio especializados na definição de estratégias de pesquisa e na exploração e uso mais eficaz e eficiente dos recursos informativos disponibilizados localmente ou à distância, independentemente do suporte dos mesmos.

Este serviço está também vocacionado para responder a questões de informação breves e de carácter factual sobre o funcionamento e utilização dos serviços prestados.

Para aceder a este serviço deve:

1. Entrar na sua conta de utilizador 

2. Selecione Fale com a Biblioteca seguida da opção Pedidos de Apoio e Referência


       





Consulta e leitura presencial

O serviço de consulta e leitura presencial é prestado nas instalações da Biblioteca na sala de Leitura, onde é permitido, para além de consultar as obras disponíveis, estudar e utilizar computador pessoal portátil.

Os utilizadores têm direito à leitura presencial de todos os documentos que se encontrem em regime de livre acesso e em regime de acesso condicionado.


Acesso ao serviço de leitura e consulta presencial:

Mediante marcação prévia, com antecedência mínima de 24 h.


Para efetuar a sua marcação, deve:

1. Efetuar o seu login, se é um utilizador registado.                              

           

  Criar aqui a sua conta, se ainda não se encontra registado.  

         

2. Selecionar Fale com a Biblioteca e de seguida a opção Marcação de Consulta e Leitura Presencial




Documentos sujeitos ao regime de livre acesso:

     • Monografias do fundo geral;

     • Publicações periódicas (últimos 5 anos).

Estes documentos encontram-se nas estantes da sala de leitura, devidamente identificadas, podendo os utilizadores retirá-los diretamente e consultá-los, sem necessidade de preencher requisição ou realizara inscrição como utilizador.

As Monografias encontram-se arrumadas por assunto, segundo uma classificação própria. As Publicações Periódicas encontram-se arrumadas por cota.

 

Documentos em regime de acesso condicionado:

     • Publicações periódicas em depósito;

     • Reservados;

     • Coleção especial;

     • Teses.

Para consultar os documentos que não se encontram em livre acesso, os utilizadores deverão dirigir-se aos técnicos da Biblioteca e solicitá-los.


Catálogo bibliográfico em linha

A Biblioteca possui um catálogo de acesso público em linha  (OPAC - Online Public Access Catalogue) destinado à pesquisa dos fundos bibliográficos.

Permite realizar Pesquisas Simples, Pesquisas Orientadas, Pesquisas de Legislação e Pesquisas de Normas/Circulares.

Está disponível para consulta nas instalações da Biblioteca, através de computadores destinados a esse fim, ou remotamente via Internet e Intranet.

Na Biblioteca, o utilizador poderá efetuar as suas pesquisas de uma forma autónoma ou solicitar apoio personalizado junto dos técnicos.

Empréstimo domiciliário

A Biblioteca facilita a requisição, por período determinado, de documentos para utilização em espaço exterior à Biblioteca.


Quem pode beneficiar do empréstimo

A requisição de documentos é facultada aos utilizadores inscritos.

O serviço de empréstimo é pessoal e intransmissível, sendo proibido ceder a terceiros os documentos requisitados, seja qual for o motivo.


O que pode ser emprestado

 • Monografias com data de publicação posterior a 1950 e que não se encontrem em situação de "consulta local";

 • Publicações periódicas (apenas aos utilizadores internos).


Como efetuar o pedido de empréstimo

Para efetuar o seu pedido de empréstimo, deve:

1. Efetuar o seu login, se é um utilizador registado.                              

           

  Criar aqui a sua conta, se ainda não se encontra registado.  

   

2. Deve efetuar a reserva do seu documento e aguardar pela confirmação por parte da Biblioteca de que o seu documento se encontra disponível.

Os documentos deverão ser levantados no posto de atendimento da Biblioteca. No ato do empréstimo é gerado um comprovativo em formato digital ou impresso, implicando, respetivamente, a confirmação da receção ou a assinatura do comprovativo por parte do utilizador requisitante.


Prazo de empréstimo e quantidade de documentos

Modalidade de Empréstimo

Categoria de utilizador

Número máximo de documentos*

Prazo máximo de empréstimo

(dias úteis)

Empréstimo domiciliário

Utilizador interno

 

5

60

Utilizador externo

3

15

* Em situações específicas, nomeadamente para apoio a projetos de investigação e serviços internos, pode ser concedido aos utilizadores internos, a possibilidade de requisitar um número de documentos superior ao estabelecido

 

Devolução de documentos

A devolução dos documentos deverá ser efetuada no posto de atendimento da Biblioteca, por correio interno ou através de terceiros (ainda que a responsabilidade de tal ato caiba ao requisitante).

Renovação e reserva de documentos

Renovação de empréstimo

O utilizador tem a possibilidade de prolongar o prazo de empréstimo inicialmente estipulado.

A renovação do prazo de empréstimo poderá ser prolongada, por igual período, até ao último dia do prazo determinado.

O utilizador perde o direito à renovação quando é ultrapassado o prazo de devolução do documento requisitado ou quando existe pedido de reserva para os documentos em questão.

 

Reserva de documentos

Todos os documentos passíveis de empréstimo poderão ser objeto de reserva por outro utilizador, que o poderá requisitar logo que aquele seja devolvido.

Após confirmação da disponibilidade do documento, o utilizador dispõe de 2 dias úteis para proceder ao seu levantamento. Ultrapassado este período, a reserva perde a validade.

 

Pedido de renovação e reserva

O pedido de renovação e reservas poderá ser efetuado através da sua conta de utilizador, na opção "Empréstimos e reservas".



Reprodução de documentos

A Biblioteca disponibiliza um serviço de reprodução de documentos pertencentes aos seus fundos, não sendo permitida a execução de cópias de documentos de outras origens.

Podem ser fixadas restrições ou interdição à reprodução de documentos, em função do índice de degradação das espécies, bem como da necessidade de conservação e preservação.

É da exclusiva responsabilidade dos utilizadores a observância das disposições do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, bem como qualquer outra legislação aplicável à reprodução de documentos, não acarretando quaisquer consequências para a Biblioteca, que se limita a facultar o acesso ao público dos seus acervos bibliográficos.

 

Meios de reprodução disponibilizados pela Biblioteca

O utilizador dispõe de meios para reprodução digital e analógica de documentos, nomeadamente fotocópia - a p&b, em formato A4 - e digitalização, em regime de auto-serviço.

Na utilização dos meios de reprodução disponibilizados pela Biblioteca o utilizador obriga-se a observar as seguintes condições:

• Não reproduzir obras anteriores a 1900, obras com indicação de mau estado ou outras relativamente às quais os serviços tenham indicado essa restrição;
• Manusear os documentos a reproduzir com os cuidados necessários para não lhes causar dano.

 

Meios de reprodução de uso pessoal

É permitido ainda a utilização de dispositivos digitais de uso pessoal - computadores portáteis, tablets, suportes de armazenamento de dados, leitores e auscultadores de reprodução áudio, telemóveis digitais e câmaras fotográficas digitais -, para reprodução digital de documentos, sem custos acrescidos, de acordo com o disposto na Lei n.º 31/2019, de 3 de maio.

Os dispositivos serão obrigatoriamente alvo de registo por parte dos técnicos da Biblioteca quando o utilizador manifestar intenção de os usar para efeitos de reprodução ou quando essa atividade for detetada na sala de leitura.

Para efeitos do registo, serão registados e mantidos em formato digital, a identificação do utilizador (n.º de utilizador ou nome e cartão de cidadão, caso não esteja inscrito na Biblioteca) e a identificação do equipamento (tipo, marca e modelo).

 

Acesso aos recursos informáticos

Recursos informáticos da Biblioteca

O utilizador tem ao seu dispor os seguintes recursos informáticos:

Terminais de pesquisa - computadores com ligação à Internet, reservados para a consulta do catálogo da Biblioteca e de bases de dados especializadas, bem como ao apoio à reprodução digital.

Terminal de reprodução digital e analógico – scanner/fotocopiadora, destinado à reprodução dos documentos, de acordo com o estabelecido no Regulamento.

Rede sem fios (wireless) – acesso à Internet através do computador portátil pessoal.

O conjunto de recursos informáticos disponibilizados aos utilizadores é de utilização gratuita e destina-se, exclusivamente, ao apoio às atividades de estudo, consulta e pesquisa das temáticas da Biblioteca, devendo ser entendido como uma extensão ao serviço de consulta documental.

 
Recursos informáticos dos utilizadores

É permitido o uso de computadores pessoais ou equipamentos equiparados nas instalações da Biblioteca, sob responsabilidade exclusiva do seu proprietário ou detentor, desde que a sua utilização não perturbe o normal funcionamento da sala.