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ASF divulga Programa de Descarbonização

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) divulga o seu Programa de Descarbonização, documento que define as principais linhas de atuação da Instituição para responder aos desafios das alterações climáticas.

Entrevista da Senhora Presidente da ASF ao Jornal Expresso

O jornal Expresso publica uma entrevista da Senhora Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Dra. Margarida Corrêa de Aguiar, na qual se faz um balanço dos seis anos da sua liderança à frente da ASF, abordando temas centrais como a solidez do setor segurador, os desafios da supervisão e o papel das políticas públicas no contexto regulatório.

Novos Veículos sujeitos ao seguro automóvel

O Decreto-Lei n.º 26/2025, publicado no passado dia 20 de março e que transpôs para o ordenamento jurídico interno, a Diretiva n.º 2021/2118 do Parlamento Europeu e do Conselho, define o novo conceito de veículo sujeito ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel (SORCA).

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Entrevista da Senhora Presidente da ASF ao Jornal Expresso

O jornal Expresso publica uma entrevista da Senhora Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Dra. Margarida Corrêa de Aguiar, na qual se faz um balanço dos seis anos da sua liderança à frente da ASF, abordando temas centrais como a solidez do setor segurador, os desafios da supervisão e o papel das políticas públicas no contexto regulatório.


Consulte a Entrevista completa da Presidente da ASF

 

Entrevista da Senhora Presidente da ASF ao Jornal Económico

A Senhora Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Dra. Margarida Corrêa de Aguiar, concedeu uma entrevista ao Jornal Económico, onde abordou as principais questões suscitadas na liderança dos destinos desta Autoridade.

Consulte a Entrevista da Presidente da ASF

Intervenção do Senhor Administrador da ASF, Dr. Diogo Alarcão, na entrega do prémio do CTC ao Agrupamento de Escolas do Cadaval

Muito boa tarde a todos.

Gostaria de começar por cumprimentar todos os presentes, em especial o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, Dr. Paulo Henriques, os professores aqui presentes e toda a comunidade escolar que tão amavelmente nos recebem hoje. Cumprimento este extensível ao Senhor Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Engenheiro Ricardo Pintéus e à Senhora Vereadora, Engª Délia Fialho.

Cumprimento também o Senhor Diretor-Geral da Educação, Dr. David Sousa, que nos acompanha nesta visita e que é também um inestimável parceiro do Plano Nacional de Formação Financeira.

Cumprimento igualmente a Dra. Isabel Monge, do Banco de Portugal, e a Dra. Gabriela Branco, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.  

É com muito gosto que me associo à entrega ao Agrupamento de Escolas do Cadaval do prémio do Concurso Todos Contam para o 2.º ciclo do ensino básico. Se para mim é uma estreia estar num evento desta natureza, sei que para este Agrupamento começa a tornar-se um hábito ser agraciado com este prémio. As minhas primeiras palavras são, por isso, de agradecimento e reconhecimento por todo o trabalho que têm feito. 

Nos últimos 13 anos, foram muitas as escolas que participaram no Concurso Todos Contam. Tivemos o privilégio de acompanhar e apoiar a implementação de projetos de muita qualidade. Fomos testemunhas da dedicação das escolas, do trabalho incansável dos professores, do entusiamo dos alunos e do apoio inexcedível de toda a comunidade escolar. 

Ainda assim, há projetos que são especiais. Há escolas cuja persistência, resiliência e dedicação nos tocam em particular. E este é o caso do Agrupamento de Escolas do Cadaval. 

O projeto “Contigo, @ contar para o futuro” é um exemplo de como fazer bem. O vosso trabalho distingue-se pela sua abrangência – trata temas tão diversificados como a gestão do orçamento familiar, a poupança, os produtos financeiros básicos e a ética – pela diversidade de materiais produzidos e atividades realizadas – que vão desde a realização de jogos e a dramatização de peças de teatro, até à música e à realização de visitas de estudo – e também pelo envolvimento de toda comunidade escolar – para além dos alunos e professores de diferentes ciclos de ensino, o projeto conta também com o apoio das bibliotecas escolares, das associações de pais e da Câmara Municipal.

Creio, pois, poder dizer que o ingrediente responsável pelo sucesso desta vossa receita é a união de todos num propósito comum: o de preparar as novas gerações para os desafios que vão ter de enfrentar nas várias etapas das suas vidas. E sabemos que são muitos. Os mais jovens são confrontados com a necessidade de tomar decisões financeiras cada vez mais cedo, deparam-se com uma oferta cada vez maior e mais complexa de produtos e serviços financeiros e são também mais permeáveis à desinformação, tantas vezes disseminada em canais de consumo rápido, como as redes sociais.

Perante esta nova realidade, é importante contar com um espaço de aprendizagem, como este em que nos encontramos, e com escolas que, tal como a vossa, reconhecem a importância de apetrechar os seus alunos com ferramentas práticas que lhes permitam construir um futuro melhor. 

A 13.ª edição do Concurso Todos Contam foi a mais participada até à data. Envolveu mais de 14 400 alunos de 119 escolas. Isso permite-nos concluir duas coisas: a primeira é de que cada vez mais escolas acreditam que apostar na educação financeira fará a diferença nas vidas das crianças e jovens e a segunda é a de que o vosso projeto tem ainda mais mérito ao ser reconhecido num universo alargado de participantes. E falo propositadamente de participantes e não de concorrentes, pois acredito que no que à educação diz respeito saímos todos vencedores. E isto não diminui o excelente trabalho que desenvolveram. 

Pelo contrário, eleva-o. 

Distinguiram-se entre muitos e bons projetos. 

No vosso projeto é visível que para esta escola a educação financeira não se resume a números e contas. Para vós, a educação financeira é também estimular o pensamento crítico, aumentar a capacidade de fazer escolhas mais conscientes em relação ao dinheiro, aprender a planear e, consequentemente, a ser capaz de construir bases sólidas que permitam contruir um futuro financeiro mais promissor.

Permitam-me também deixar aqui alguns agradecimentos. Em primeiro lugar, aos alunos, pelo extraordinário trabalho, por se envolverem e por contribuírem para criar um trabalho em rede, em que o conhecimento passa dos mais velhos para os mais jovens. A amostra de atividades a que assistimos hoje reflete toda essa energia e vontade de aprender. Acreditem que todo este conhecimento vos será muito útil no futuro.

Aos professores, em particular às professoras Elsa Carvalho, Brígida Francisco e Vera Moura, que têm sido os motores deste projeto e que desde 2022 trabalham de forma empenhada e entusiástica para o fazer crescer.

À direção da Escola, por ter assumido o compromisso de apostar na formação integral dos seus alunos, preparando-os também para a gestão da sua vida financeira.  

E por fim, ao Ministério da Educação, aqui representado pelo Senhor Diretor-Geral, pelo apoio incondicional ao longo dos muitos anos que temos de trabalho em conjunto. 

Por último, e não menos importante, o meu sincero agradecimento à Equipa do Núcleo de Comunicação com o Consumidor e Literacia Financeira, do Departamento de Supervisão Comportamental da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), nas pessoas da Dra. Lucélia Fernandes e Dra. Ana Guerreiro.

Termino agradecendo, uma vez mais, todos os envolvidos pelo trabalho desenvolvido e felicitando todos por este Prémio tão merecido.

Muitos Parabéns!

Obrigado.

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